sexta-feira, 30 de abril de 2010


Dicas de Português Pleonasmo

Pleonasmo é uma palavra de origem grega que significa superabundância Chama-se pleonasmo o uso de expressão redundante.
Há dois tipos de pleonasmo: o pleonasmo vício de linguagem e o pleonasmo figura de linguagem.
O pleonasmo vício de linguagem ou pleonasmo vicioso é a repetição desnecessária de um termo ou ideia. Muitas vezes, o uso do pleonasmo acontece porque, com o tempo, houve o esquecimento do significado das palavras ou expressões.


Pleonasmo literário
Também denominado pleonasmo de reforço, estilístico ou semântico, trata-se do uso do pleonasmo como figura de linguagem para enfatizar algo em um texto. Grandes autores usam muito deste recurso. Nos seus textos os pleonasmos não são considerados vícios de linguagem, e sim pleonasmos literários.
Iam vinte anos desde aquele diaQuando com os olhos eu quis ver de pertoQuanto em visão com os da saudade via."(Alberto de Oliveira)
"Morrerás morte vil na mão de um forte."(Gonçalves Dias)
"Ó mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal"(Fernando Pessoa)
"O cadáver de um defunto morto que já faleceu"(Roberto Gómez Bolaños)
"E rir meu riso"(Vinícius de Moraes)
"Magoar-te a ti"(Gimão Macarrão)
Pleonasmo musical
"Vamos fugir para outro lugar"(Gilberto Gil)
"De jeito maneira, não quero dinheiro"(Tim Maia)
"Eu nasci há 10 mil anos atrás"(Raul Seixas)


Pleonasmos viciosos
"amanhecer o dia."
"Almirante da Marinha."
"cursar um curso."
"monopólio exclusivo."
"opinião individual de cada um."
"plebiscito popular ."
"encarar cara a cara."
"viver a vida."
"anexar junto”
"ganhar grátis."
"escolha opcional."
"retornar de novo."
"repetir de novo."
"canja de galinha."
"goteira no teto."
"virar pro lado"
"países do mundo."
"duas metades iguais."
"demente mental."
"sorriso nos lábios."
"bilateral entre os dois."
"multidão de pessoas."
"Acabamento final."
"elo de ligação."
"comparecer pessoalmente."
"entrar para dentro."
"sair para fora."
"roubar objeto alheio"
"essa história é baseada em fatos reais"
"eu já curei uma multidão de pessoas"
"encarar de frente"
"gritar alto "
"hemorragia de sangue"
"subir pra cima"
"a viúva do finado"
"descer pra baixo"
"jantar de noite"
"caos caótico"
"maresia do mar"
"pó de café seco"
"farinha de trigo branca"
"introduzir dentro"
"cochichar baixinho"
"deu uma bica com o pé direito"
"surpresa Inesperada"
“Ilha fluvial do Rio Guaíba”
“consenso geral”
“opinião individual”
“unanimidade de todos”
“encarar cara a cara”
“Vereador municipal”
“erário público”
“decapitar a cabeça”
“exultar de alegria”
“prever de antemão”
“hábitat natural”
“conviver junto”
“minha autobiografia”
“estrelas no céu”
“monocultura exclusiva”
“planos e projetos para o futuro”
“segredo secreto”
“produzir bons (ou maus) produtos”
“bela caligrafia”
“sonhar um sonho”
“há cinco anos atrás”
“amanhecer do dia”
“elo de ligação”
“acabamento final”
“duas metades”
“certeza absoluta”


Dicas
Qualquer Substantivo Coletivo específico é um pleonasmo. É bom lembrar que há dois tipos de substantivos coletivos: o específico e o genérico.
Ex: Cardume de peixe, Enxame de abelha, Multidão de pessoas. O correto seria cardume(substantivo coletivo de peixes), enxame (substantivo coletivo de abelhas, multidão(substantivo coletivo de pessoas)Alguns dos pleonasmos em sentido inverso, também é um pleonasmo.
Ex: Subir pra cima - Descer pra baixo, Fato real - Ficção irreal.


Pleonasmo figura de linguagem.
Figura de linguagem é um rescurso estilístico empregado para emprestar à frase “mais força e colorido, intensidade e beleza.” O preonasmo é uma figura de construção ou figura de sintaxe, isto é, um recurso estilístico, quando tem a função de realçar a ideia, tornando-a expressiva, deixando-a mais elegante, daí ser chamado de pleonasmo de reforço ou estilístico.
Exemplo: Minha felicidade eu a conquistei. A mim me parece certa a observação que ele fez.
Nessas duas frases, temos o emprego de objetos pleonásticos. Na primeira, houve a repetição do objeto direto minha felicidade, ao usar-se outro objeto direto: o pronome a. Na segunda, a repetição do objeto indireto a mim, ao empregar-se outro objeto indireto: me.
Os pronomes esse e isso são pleonásticos, quando reforçam quem, aquele que, e o que.
Exemplos: Quem insistia em ficar na rua, esse estava sujeito a ser assaltado.
O que tu fizeste, isso não me importa.

Segundo Sacconi (1990. P. 339), “São pleonasmo aceitáveis: arrumar arrumadinho; fazer bem feitinho; lavar bem lavadinho; limpar me limpinho.

PLEONASMO DE PALAVRAS INÚTEIS
Por Christian Gurtner

É fato real: eu gosto de escrever palavras da mesma forma que gosto de ler textos. Isso é comum em várias pessoas de vários países do mundo. O hábito da leitura de textos deveria ser regra geral no mundo, pois existe uma multidão de pessoas que nunca tocaram num livro. Há muitos anos atrá conheci um General do Exército que tinha uma filha que toda vez que via um livro abria um sorriso nos lábios, como se a leitura fosse hábitat natural. Mas recentemente ela morreu logo depois de se casar com seu marido. Eu fui ao enterro para dar meus sentidos pêsames ao viúvo da falecida. Ele então me encarou de frente e eu pude ver labaredas de fogo saindo dos seus olhos quando ele gritou alto: Vai to... bem, depois disso saí para fora e nunca mais compareci pessoalmente na casa dele.

_______________________________________________________________________________

Reescreva o texto.

Versão sem pleonasmo:
É fato: eu gosto de escrever da mesma forma que gosto de ler. Isso é comum em várias pessoas de vários países. O hábito da leitura deveria ser regra no mundo, pois existe uma multidão que nunca tocou num livro. Há muitos anos conheci um general que tinha uma filha que toda vez que via um livro abria um sorriso, como se a leitura fosse seu habitat. Mas recentemente ela morreu logo depois de casar. Eu fui ao enterro para dar meus pêsames ao viúvo. Ele então me encarou e eu pude ver labaredas saindo de seus olhos quando ele gritou: Vai to… Bem, depois disso saí e nunca mais compareci a casa dele.

3 comentários: