sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dicas de Português - Aspectos Semânticos - 2

ALTO - O preço é alto/baixo, mas o produto é caro/barato: "o preço dos automóveis está muito alto/baixo"; "Este automóvel está muito caro/barato".

A NÍVEL DE
- Modismo ultrapassado. Uso proibido: "A nível de informação, o jornal é um dos melhores do Brasil." Existe a expressão em nível de, que só pode ser usada quando houver "níveis": "isso só pode ser resolvido em nível federal." Existe também ao nível de: "Estava ao nível do mar."

ANIVERSÁRIO
- Refere-se a "ano". Devenos evitar: "Eles fizeram aniversário de três meses de namoro" ou "Cadernetas de poupança com aniversário do dia cinco".

ANO-NOVO/ANO NOVO
- Ano-Novo ou ano-novo refere-se à virada do ano, à festa de entrada. Ano novo é o novo ano, refere-se à totalidade do ano novo: "Feliz Ano-Novo é próspero ano novo".

AO CONTRÁRIO DE
- Significa "a favor": "Ficamos felizes, porque as suas ideias vêm ao encontro das nossas necessidades"; "Qualidade é ir ao encontro das expectativas do cliente".

DE ENCONTRO A
- Significa "contra": "O carro foi violentamente de encontro ao poste"; "A decisão do governo vai de encontro aos (= contra) anseios dos aposentados".

AO INVÉS DE
- Significa "ao contrário de". Só pode ser usado se houver troca "por coisa oposta": "Ele entrou à direita ao invés de entrar à esquerda"; "Subiu ao invés de descer". Em cado de dúvida (= se a coisa é oposta ou não), use em vez de.

EM VEZ DE
- Significa "em lugar de". Deve ser usado para qualquer tipo de troca, de substituição: "Foi à praia em vez de ir à escola"; "Apertou o botão azul em vez do vermelho.

AONDE/ONDE
- Não são sinônimos. Emprega-se aonde apenas com verbos de movimento, que regem a preposição "a" ("ir", "chegar", "dirigir-se", "levar"): "Aonde querem chegar os brasileiros neste século?" Não se deve escrever "Ele visitará a cidade aonde nasceu o senador". O correto é: "onde nasceu o senador".

ONDE
-Usa-se onde unicamente quando se tratar de "lugar": "Muita gente visita a cidade onde o cantor nasceu"; O presidente irá à Correia, onde se encontrará com empresários e políticos locais". Não se deve usar onde com ideia de "tempo, causa, motivo, conclusão": "O país atavessa um período onde..."; "A modernização da cadeia industrial elimina muitos empregos, onde o desemprego tende aumentar". As formas corretas seriam "...um período em que..." e "...elimina muitos empregos, por isso (ou "razão pela qual", "consequentemente")..."

APARIÇÃO
- Use somente em situações específicas (= algo repentino e supreendente): "aparição de fantasmas, de discos voadores..." Em geeral, use aparecimento: "Ficamos esperando pelo aparecimento da testemunha."

A PARTIR DE
- Use quando houver referência a tempo (presente ou futuro): " A partir de hoje, os brasileiros já podem pagar suas contas por telefone"; "Este serviço só estará disponível a partir do próximo mês". Em referência a tempo passado, use a preposição desde: "Ele vive em Goiás desde 1970." Não devemos usar a expressão a partir de se não houver referência a tempo ou lugar. É inadequado dizer: "A partir do que ficou acertado na reunião..." O melhor é: "Segundo o que ficou acertado..." ou "De acordo com o que ficou acertado..." ou "Considerando o que ficou acertado na reunião...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário